• Odontologia e Harmonização Facial

Saúde bucal durante a gravidez

  • Home
  • Blog
  • Saúde bucal durante a gravidez
saúde bucal durante a gravidez instituto novva

Saúde bucal durante a gravidez

A gravidez pode ser um período lindo na vida de uma mulher, mas também é uma fase em que diversos cuidados devem ser redobrados. O organismo fica mais vulnerável de uma maneira geral, por conta das alterações hormonais. Deve-se, então, ficar de olho ainda mais atento na saúde bucal.

Futuras mamães têm maior risco de desenvolver doença periodontal, pois os altos níveis de progesterona que são típicos da gravidez podem gerar problemas relacionados às bactérias da placa dental. Por isso, uma higiene bucal adequada vale ouro, mantendo em dia a escovação e o uso do fio dental.

A gengivite, por exemplo, é um mal que se torna mais comum no segundo e no oitavo mês de gestação. Pior: foi constatado que gestantes com doenças na gengiva têm uma propensão maior de dar à luz bebês prematuros e abaixo do peso, já que essas inflamações estimulam a liberação de substâncias que induzem o parto.

Outra informação importante é que os dentes dos bebês começam a se desenvolver entre o terceiro e o sexto mês de gravidez. Por isso, a mulher deve ter uma alimentação adequada, com consumo suficiente de cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas A, C e D.

A visita periódica ao dentista também é essencial! O profissional vai saber indicar produtos seguros, orientar sobre medicação quando necessário e dar dicas espertas para que o sorriso durante a gravidez se mantenha lindo e saudável.

Designed by Freepik