• Odontologia e Harmonização Facial

Remoção do dente de siso

remoção do siso instituto novva

Remoção do dente de siso

Tem gente que chama de dente do juízo, já que ele só dá as caras pela adolescência – aquela idade em que a pessoa precisa começar ter juízo na vida. Brincadeiras à parte, o siso é também chamado de terceiro molar e quando nasce parcialmente ou torto pode atrapalhar toda a harmonia do sorriso e trazer problemas de saúde.

A recomendação da American Dental Association é que pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes de siso avaliados por profissionais e, caso necessário, removê-los. Quanto mais tarde essa remoção acontecer, mais os dentistas encontrarão dificuldades, com raízes mais desenvolvidas, e possibilidades de complicações.

Se nada for feito, problemas podem aparecer, como infecções. Os dentes lá do fundão são mais difíceis de manter limpos, de alcançar com a escova e passar o fio dental. Isso pode trazer dor e inchaço, e obrigar o paciente a ter seu siso retirado. Entre outros motivos para extração dos terceiros molares estão o bloqueio do nascimento deles por ossos ou outros dentes, a inclinação sob a gengiva e o aumento da probabilidade de problemas na gengiva dos dentes próximos.

Complicações podem acontecer, como cistos, que podem causar dano permanente aos ossos, dentes e até aos nervos. O importante é visitar seu dentista e ficar com os dentes de siso em dia.