• Odontologia e Harmonização Facial

Receita da Copa do Mundo: Borsch

  • Home
  • Blog
  • Receita da Copa do Mundo: Borsch
receita copa do mundo instituto novva

Receita da Copa do Mundo: Borsch

A Copa do Mundo 2018 está acontecendo na Rússia. Para homenagear o país que está sediando esse campeonato tão importante, trouxemos um dos pratos típicos mais famosos – e gostosos – que eles preparam por lá. O borsch é uma sopa de beterraba que, dependendo do país do Leste Europeu, tem suas adaptações. A tradicional receita russa vem acompanhada por um creme azedo chamado smetana, que é normalmente servido com muitos pratos diferentes. Ele é feito misturando nata fresca e iogurte desnatado. Já que por aqui é inverno, o borsch pode ser um acompanhamento bem quentinho pra quem está curtindo os jogos da Copa, principalmente na hora de esquentar a torcida da seleção brasileira.

Ingredientes
500 gramas de músculo ou costela (vale também outros tipos de carne com gordura e osso)
2 beterrabas grandes
2 cenouras grandes
1/2 repolho
3 batatas roxas
1 cebola roxa
130 gramas de extrato de tomate
3 dentes de alho
3 folhas de louro
1 colher de sopa de vinagre de maçã
Cheiro verde
Sal e pimenta do reino em grão a gosto

Modo de preparo
– Pique a carne em cubos e coloque em dois litros de água fervente, em fogo médio.
– Descasque as cenouras e beterrabas e passe na lâmina mais grossa do ralador.
– Em uma panela de fundo grosso e borda alta, esquente um pouco de óleo e despeje a cenoura e a beterraba raladas. Adicione o vinagre de maçã para manter a cor da beterraba. Salteie até os legumes diminuírem de tamanho pela metade.
– Enquanto isso, fatie o repolho grosseiramente e descasque e corte as batatas em cubos médios.
– Assim que a beterraba e a cenoura estiverem prontas, despeje-as no caldo com a carne. Depois de cinco minutos, adicione o repolho e as batatas no caldo.
– Na mesma panela onde salteou a cenoura e a beterraba, frite a cebola em cubos com uma pitada de sal, até ela ficar transparente. Adicione o extrato de tomate na panela da cebola, mexa e acerte a acidez com um pouco de açúcar, se achar necessário. Adicione as folhas de louro, a pimenta-do-reino em grão a gosto e o alho picado.
– Quando os ingredientes estiverem bem misturados, coloque-os no caldo com a carne e os legumes. Deixe cozinhar com a tampa fechada por mais cinco a sete minutos em fogo baixo.
– Sirva com cheiro verde para decorar o prato.