• Odontologia e Harmonização Facial

O que fazer quando quebrar um dente

  • Home
  • Blog
  • O que fazer quando quebrar um dente
Prevenção do câncer bucal instituto novva

O que fazer quando quebrar um dente

Acidentes acontecem o tempo todo e podem fazer da nossa boca sua vítima da vez. Uma queda, durante a prática de um esporte ou até enquanto comer algum alimento um pouco mais resistente. Quebrar um dente pode ser desesperador, mas abaixo daremos algumas dicas para que tudo ocorra da melhor maneira até o momento em que você consiga chegar ao seu dentista e ter o problema resolvido permanentemente.

Para evitar consequências mais sérias, quando um dente é fraturado, guarde o pedaço do dente em soro fisiológico. Não tem esse soro na hora? Não tem problema, pode substituí-lo por leite ou água! Mas se não tiver acesso a nenhum desses produtos, como é preciso manter esse dente quebrado úmido, coloque ele embaixo da língua até chegar ao consultório.

Limpe a área machucada com água quente, retirando sujeira ou fragmentos de dente. Se o dente foi quebrado por conta de uma pancada no rosto, coloque uma compressa fria no local e, assim, minimize o inchaço. Se por acaso o local estiver com sangramento, estanque com algo como gaze ou algodão, de preferência embebido em água oxigenada.

A manutenção de um dente quebrado é muito importante. Ele precisa ser monitorado de perto para evitar complicações mais tarde. As visitas ao dentista depois do primeiro atendimento podem variar de 15 a 90 dias, dependendo o caso.

Para não dar uma mãozinha ao azar, evite comidas muito duras e triplique o cuidado durante a prática de esportes, principalmente os de contato. Se mesmo assim acontecer algo, corra o quanto antes ao consultório do seu dentista.