• Odontologia e Harmonização Facial

Não prejudique sua saúde bucal

  • Home
  • Blog
  • Não prejudique sua saúde bucal
Não prejudique sua saúde bucal instituto novva

Não prejudique sua saúde bucal

Aquela conversa sobre como a rotina de higiene bucal é importante para a saúde todos sabemos. Também sabemos que o fumo e o consumo excessivo de certos alimentos podem manchar os dentes ou causar cáries. Porém, existem alguns hábitos que julgamos inofensivos mas que podem causar problemas para a saúde bucal.

Listamos abaixo alguns exemplos do que você não deve fazer e, assim, ter boca e dentes sempre saudáveis:

Roer as unhas
Pode desgastar os dentes e levar à sua boca germes, fungos e bactérias que vivem abaixo da unha. O contrário também acontece, quando as bactérias da boca passam para a unha, deixando-as mais fracas.

Usar palito de dentes
O palito pode machucar a região da gengiva e causar lesões, sem contar que a prática não é nada educada. Dê preferência pelo fio dental, já que esse é exatamente o objetivo dele.

Beber pouca água
A água ajuda na produção de saliva e melhora a limpeza natural dos seus dentes, removendo os restos de alimentos que podem provocar cáries.

Usar a mesma escova por muito tempo
É recomendado que se troque a escova dental a cada três meses, mas o melhor mesmo é observar se ela não está com as cerdas desgastadas até antes disso. Caso esteja, é hora de trocar.

Mastigar sempre do mesmo lado
Com certeza você – involuntariamente – elegeu um lado para mastigar com mais frequência. No entanto, esse hábito pode prejudicar a arcada dentária e até desajustá-la. Isso, quando não tratado, pode atingir a musculatura e causar problemas na articulação da mandíbula.

Ficar em jejum por um longo período de tempo
Quando ficamos muito tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento, o organismo começa a liberar ácidos graxos, o que prejudica a saúde bucal e geram mau hálito.

Não ir ao dentista
A visita periódica a um profissional está atrelada à prevenção de doenças e a diagnósticos precoces. O ideal é fazer uma consulta de revisão a cada seis meses.

Foto