• Odontologia e Harmonização Facial

Mantendo os dentes saudáveis na terceira idade

  • Home
  • Blog
  • Mantendo os dentes saudáveis na terceira idade
mantendo os dentes saudáveis na terceira idade instituto novva

Mantendo os dentes saudáveis na terceira idade

Os cuidados com a saúde bucal se estendem pelo resto da vida. Quem chegou à terceira idade – a partir dos 60 anos – não tem nenhuma desculpa para relaxar neste aspecto. É muito importante manter a escovação diária: recomenda-se pelo menos três vezes ao dia. Além disso, o uso de fio dental e pasta de dente com flúor na formulação também colaboram, juntamente com visitas periódicas ao dentista.

Ainda assim, problemas podem afetar a saúde da boca, como uso de dentadura ou problemas de saúde em geral, como diabete, cardiopatias e até câncer. Cáries, retração da gengiva e problemas com a raiz dos dentes sãos mais comuns na terceira idade, e a sensibilidade pode se agravar. Quem toma medicamentos ou possui algum distúrbio da saúde que causa boca seca também deve redobrar os cuidados. Tudo isso afeta a saúde bucal.

Quem tem a necessidade de utilizar prótese, coroa, ponte, implante ou dentadura, lembre-se que elas exigem cuidados especiais, caprichando muito na hora da limpeza. A limpeza da língua também é muito importante, podendo ser feita com raspador específico ou gaze de maneira delicada.

De acordo com uma pesquisa do IBGE realizada em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam os dentes, sendo que esse número correspondia a mais de 23,5 milhões de pessoas no Brasil na época. Cuidando bem dos seus dentes e fazendo consultas periódicas, vão permitir passar longe das estatísticas alarmantes.