• Odontologia e Harmonização Facial

Malefícios do açúcar

Malefícios do açúcar instituto novva

Malefícios do açúcar

O açúcar é um vilão da alimentação, mesmo que seja um docinho, que parece tão inofensivo quanto delicioso. Porém, uma medida recente do Ministério da Saúde visa diminuir a quantidade desse produto nas composições de alimentos como refrigerantes, sucos de caixinha, iogurtes, achocolatados e biscoitos, entre outros. O processo é gradativo, já que se calcula que a indústria alimentícia reduza 144 mil toneladas de açúcar do consumo dos brasileiros nos próximos cinco anos.

Você sabe os problemas que o consumo exagerado ou frequente de açúcar pode causar ao seu organismo? Confira abaixo:

Calorias vazias: ele não tem nenhum tipo de nutriente, nem vitaminas, nem minerais, nem proteínas. São só calorias mesmo, e muitas, sem nenhum benefício ao corpo.

Vício: o açúcar é viciante para o cérebro, já que estimula a produção da dopamina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e prazer. Aí ele pede cada vez mais e mais, tendendo ao exagero e trazendo mais problemas à saúde.

Sorriso: ele é péssimo para os dentes, pois fornece energia pras bactérias presentes na boca, que acabam causando problemas nos dentes e terminando de vez com a saúde bucal.

Fígado: a gordura acumulada no fígado não é culpa exclusiva do consumo de álcool. Partículas de colesterol de consumo rápido se armazenam nele, causando sobrecarga. Isso pode resultar em uma doença parecida com a cirrose, além de outras disfunções no metabolismo.

Resistência à insulina: isso pode acontecer por conta do consumo excessivo. O metabolismo para de funcionar corretamente e a insulina deixa de fazer seu trabalho, tornando o açúcar tóxico para o organismo. Isso resulta não somente diabete tipo 2, mas também obesidade e doenças do coração.

Outros malefícios que podem estar ligados ao consumo de açúcar: prejudica a memória, dificulta o aprendizado, diminui o rendimento nos estudos e no trabalho, gastrite, pressão alta, prisão de ventre, câncer, miopia, acne e trombose.

Designed by Freepik