• Odontologia e Harmonização Facial

Hábitos que prejudicam a saúde bucal

  • Home
  • Blog
  • Hábitos que prejudicam a saúde bucal
hábitos que prejudicam a saúde bucal instituto novva

Hábitos que prejudicam a saúde bucal

A sua boca merece a mesma atenção e cuidado que o resto do corpo. Pode dar preguiça de passar fio dental todo dia, de manter a escovação em dia ou de fazer uma visitinha ao seu dentista. Mas essa moleza tem que ficar de lado para que sua saúde bucal não saia prejudicada.

Mas sabe aquela história de que muita ajuda quem não atrapalha? Então, reunimos algumas coisas que você pode estar fazendo – ou deixando de fazer – e que colaboram muito com o declínio do seu sorriso. Confira abaixo o que pode até parecer inofensivo, mas na verdade é um grande perigo pra você.

– Troque a escova de dentes a cada três meses. Essa é a média indicada pelos especialistas, mas quem desgasta as cerdas mais rápido, como quem usa aparelho ortodôntico ou aplica mais força que o necessário na escovação, deve trocar antes. É importante também dar adeus à escova se você passar por uma gripe muito forte ou uma infecção na garganta ou na boca.

– Tchau tchau pro palito de dentes, por favor! Além de ser feio, uma grande falta de educação, pode machucar sua gengiva e até criar lesões, que podem virar infecções maiores e mais problemáticas. Outro motivo: os palitos não são esterilizados, viu? Podem levar bactérias e outros micro-organismos pra sua boca.

– Às vezes a gente nem percebe, mas mastiga sempre do mesmo lado da boca. Tente sempre se lembrar de dividir a função entre os dois lados, para evitar desajuste da arcada dentária e desgastes desiguais. Em longo prazo, esse costume pode levar a um aumento na musculatura e problemas nas articulações.

– Roer unhas faz mal pra saúde da boca e pras suas mãos também. Esse hábito pode trazer muitos germes, fungos e bactérias para a boca, além de desgastar os dentes. Quem rói unha também tem propensão a desenvolver bruxismo.

– Balas duras, pé de moleque, torresmo, espiga de milho, maçã… Alimentos mais duros podem ser perigosos, por isso é bom não abusar. Eles podem quebrar ou rachar algum dente, que normalmente são muito resistentes, mas não dá pra jogar com a sorte o tempo todo.

Designed by Freepik