• Odontologia e Harmonização Facial

Entenda o que é Bichectomia e por que ela faz tanto sucesso!

  • Home
  • Blog
  • Entenda o que é Bichectomia e por que ela faz tanto sucesso!
Rostinho mais fino com bichectomia instituto novva

Entenda o que é Bichectomia e por que ela faz tanto sucesso!

A bichectomia é um dos procedimentos mais requisitados nos últimos tempos e não apenas por celebridades. Sucesso nos Estados Unidos, a técnica — que pode ser realizada no consultório do dentista — chegou ao Brasil para conquistar as pessoas que se incomodam com o tamanho e com a aparência das bochechas. Afinal, o rosto acaba sendo nosso cartão de visitas e, quando estamos felizes com a aparência, isso se reflete na nossa autoestima, afetando a vida pessoal, social e profissional. Então, se você ainda não sabe o que é bichectomia, leia este post até o fim para entender melhor o que é o procedimento, como ele é realizado e quais são as suas vantagens!

O QUE É BICHECTOMIA?

Na verdade, o nome vem da bola de Bichat, uma estrutura gordurosa localizada nas bochechas e que deixa a face mais redonda. Sua retirada destaca as maçãs do rosto, criando um perfil mais definido ou com a impressão de ser mais magro. Por exemplo, muitas pessoas, mesmo depois de perder muitos quilos, continuam insatisfeitas com o rosto “cheio”. Enquanto muitas têm um excesso de gordura nas bochechas por razões genéticas, outras optam pela bichectomia apenas para acentuar ainda mais a aparência delicada do rosto ou elevar a autoestima. Portanto, a bichectomia é indicada para pessoas que têm esse desejo estético de reduzir o volume das bochechas. Também na odontologia é um procedimento indicado para pacientes que, por terem as bochechas muito grandes, apresentam traumas e dores na mucosa, decorrentes de mordidas constantes.  Contudo, o procedimento é contraindicado para crianças, idosos ou pessoas com algum problema de saúde, como doenças infecciosas ou sistêmicas.

COMO O PROCEDIMENTO FUNCIONA?

Como qualquer outra intervenção cirúrgica, a bichectomia exige rigorosa avaliação de um cirurgião-dentista ou um cirurgião plástico — principalmente para que não haja uma expectativa irreal sobre o resultado do procedimento e para que o paciente esteja completamente ciente sobre a cirurgia —, que inclui os exames pré-operatórios que ele determinar. Então, é realizado um procedimento considerado simples, com anestesia local e um pequeno corte (de 1 a 2 cm) por dentro da boca para retirar esse excesso de gordura. Vale ressaltar que o procedimento não causa cicatrizes aparentes, e o pós-operatório é semelhante à extração de um dente do siso. Nos primeiros dias, deve-se evitar esforço físico, ingestão de alimentos quentes e exposição ao sol. Normalmente, é recomendável que o paciente tenha uma dieta leve e faça compressas de gelo no local, que, provavelmente, ficará inchado por, pelo menos, uma semana. O tempo de duração da cirurgia é estimado em torno de uma ou duas horas, o que pode variar conforme a experiência do profissional ou outras eventualidades. Mas o resultado só começa a aparecer com a redução do inchaço, após uma ou duas semanas. O resultado  final pode ser avaliado somente depois de seis meses.

QUAIS AS VANTAGENS DA BICHECTOMIA?

Confira abaixo os principais benefícios que a técnica pode proporcionar. MELHORA DA AUTOESTIMA Muitas pessoas ficam incomodadas com o formato facial, principalmente pelas bochechas acentuadas. Algumas percebem o aumento desse volume ao sorrir e acabam deixando de exibir um sorriso por ficarem com vergonha da aparência. Há ainda casos de pacientes que ficam com um rosto mais infantil, mesmo depois de adultos, por conta do volume das bolas de Bichat. Com isso, podem passar por bullying na adolescência. Desse modo, ao fazer essa intervenção, o paciente passa a gostar mais da própria aparência e pode sorrir sem medo. Com isso, é possível dizer que a cirurgia traz ganhos psicológicos, pois melhora a autoestima e a autoconfiança do paciente.

Gostou do conteúdo? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Para ficar por dentro de mais assuntos referente a este texto, nos siga nas redes.

Instagram / Facebook