• Odontologia e Harmonização Facial

Dicas pra ter uma memória melhor

  • Home
  • Blog
  • Dicas pra ter uma memória melhor
Dicas pra ter uma memória melhor instituto novva

Dicas pra ter uma memória melhor

Boa memória não é um privilégio tão comum assim. Tem gente com síndrome do esquecimento: nem lembra direito o que comeu no café da manhã ou o compromisso que combinou para o dia seguinte. Provavelmente, um dos desejos mais comuns da maior parte da humanidade é ter, nem que seja só um pouquinho, uma memória melhor.

Mas sabia que especialistas e cientistas afirma que a memória pode ser treinada? De acordo com esses profissionais, ela é exercitada repetindo o que é novo, associando a conceitos que já somos familiarizados e vinculando a emoções. Que tal algumas dicas de como malhar o cérebro?

Repetição: esse é o passo mais simples, mas que precisa de paciência. É o que utilizamos na hora de decorar um passo de dança ou um movimento de algum esporte, por exemplo. Aquela história de que a prática leva à perfeição funciona também para o cérebro quando se trata de repetir informações, criando um novo hábito.

Associação: na hora de decorar algo, ao invés de fixar na palavra em si, faça uma relação com uma história que te faça se lembrar dela. Pode-se usar a associação no dia a dia de diversas maneiras, como na hora de lembrar o nome de quem você conheceu recentemente. Um truque seria associar esse nome novo ao de outra pessoa que você já conhece.

Ressonância emocional: significa que tudo que você viveu com intensidade emocional será mais facilmente memorizado. Na medida em que as coisas vão lhe agradando e surpreendendo, deixando marcas na sua vida, as emoções provenientes disso ficarão registradas, facilitando que recorde mais tarde desses eventos.

Novidade: o cérebro é atraído por ela. Isso tem relação direta com a ressonância emocional, mencionada anteriormente, fazendo o cérebro recordar. Nessa hora, dá pra usar a criatividade e a imaginação, assim fica mais difícil esquecer a informação, por mais maluca que seja a relação que você fez para poder lembrar mais facilmente. Ou você não acha mais fácil lembrar uma palavra decorada, desenhada e pintada artisticamente do que uma simplesmente jogada em uma planilha?

Designed by Evening_tao