• Odontologia e Harmonização Facial

Como são os procedimentos odontológicos em pacientes com diabetes

  • Home
  • Blog
  • Como são os procedimentos odontológicos em pacientes com diabetes
Como são os procedimentos odontológicos em pacientes com diabetes instituto novva

Como são os procedimentos odontológicos em pacientes com diabetes

Pacientes diabéticos precisam de cuidados especiais no consultório odontológico. Os cuidados com estes pacientes envolvem informações sobre o controle da doença, uso de medicamentos, alimentação e a taxa de glicemia, pois o nível de glicose deve estar dentro do recomendado. Ainda é preciso observar escolha do anestésico, requisição de exames e orientações sobre as melhores técnicas de higiene bucal.

Diabéticos com a doença mal controlada correm o risco de ter mais complicações dentárias. Os problemas vão desde dificuldade na cicatrização, maior sangramento durante uma cirurgia, mau hálito, infecções por fungos e bactérias e surgimento de doenças periodontais, que podem causar a perda do dente.

Os portadores do diabetes correm o risco de ter vários problemas bucais, que diminuem a
qualidade de vida. Um exemplo: o diabetes mal controlado pode provocar redução da saliva, o que causa a elevação da temperatura da boca e cria um ambiente favorável à proliferação de bactérias, aumentando o risco de mau hálito, gengivite, infecções, cáries e sobrecarrega do sistema digestivo, entre outros problemas. Além disso, o paciente diabético pode apresentar complicações durante uma cirurgia e problemas ósseos na integração do implante, pois são mais propensos a ter hemorragias e dificuldades de cicatrização.

Os riscos, porém, não significam que o portador de diabetes não pode realizar nenhum procedimento odontológico, pois para aqueles que possuem a doença controlada e a glicose em dia, os tratamentos são idênticos aos de quem não têm a doença. O que colabora também é marcar as consultas, que devem ser preferencialmente curtas, no período da manhã e em momentos de menor estresse.

A orientação é que pacientes com diabetes façam visitas regulares ao dentista – no máximo, a cada seis meses – e mantenham uma boa higiene bucal, que é a melhor aliada dos diabéticos na prevenção de doenças bucais. Ainda, indica-se que diabéticos escovem os dentes pelo menos quatro vezes ao dia e a escova deve ser com cerdas macias e cabeça redonda.

Woman photo created by freepik – www.freepik.com