• Odontologia e Harmonização Facial

Como o hábito de mascar chiclete afeta os dentes

  • Home
  • Blog
  • Como o hábito de mascar chiclete afeta os dentes
Como o hábito de mascar chiclete afeta os dentes instituto novva

Como o hábito de mascar chiclete afeta os dentes

Esse recado é para quem tem dentinho nervoso e adora mascar chiclete: temos boas e más notícias. Que tal começar com a boa, para animar a semana?

Então, esse hábito ajuda na luta contra as cáries. O ato de mascar o chiclete estimula a produção de saliva, que ajuda na manutenção da limpeza dos dentes matando ácidos que podem produzir bichinhos da cárie. Um estudo até concluiu que mascar por 10 minutos a cada hora durante o dia é um santo remédio pras pessoas que não produzem saliva suficiente para a saúde da sua boca.

Ainda, algumas marcas de chiclete até tem adoçantes artificiais benéficos (um deles se chama xilitol, por exemplo), que estão relacionados com a inibição do crescimento de bactérias nos dentes e gengivas, além de colaborar na reversão de pequenas lesões.

A notícia ruim é aquela que a gente já sabe: a quantidade de açúcar na dita goma de mascar. Pelo menos, as soluções para isso são simples: uma delas é mastigar o chiclete por uns 20 minutos, assim a saliva consegue enxaguar os resíduos de açúcar. Outra, é consumir gomas sempre sem açúcar, super populares nos mercados e até nas farmácias.

Viu? Até que vale a pena se aventurar no mundo do querido chiclete sem culpa!