• Odontologia e Harmonização Facial

A saúde começa pela boca

A saúde começa pela boca instituto novva

A saúde começa pela boca

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, como parte do calendário oficial do Ministério da Saúde. Este trabalho de conscientização da necessidade de uma boa alimentação é muito importante, principalmente por conta de um detalhe especial: sabia que uma dieta balanceada colabora – e muito – para uma boa saúde bucal?

Uma má nutrição não causa diretamente doenças na sua gengiva e dentes, mas afeta a imunidade, não permitindo uma maior resistência a infecções e outros problemas. Crianças e adolescentes também devem ter sua alimentação balanceada e nutritiva, juntamente com bons hábitos de higiene bucal, para manterem-se saudáveis e seus dentes terem maior resistência a cáries.

A posição dos estudiosos e profissionais da área da saúde é clara: nutrição é um componente integrante da saúde bucal. Então, lembre-se que uma dieta balanceada deve incluir frutas, verduras, legumes, grãos e proteínas magras. Alimentos gordurosos auxiliam na prevenção da carne, mas vale ressaltar: gordura de boa qualidade, como azeite extra virgem, castanhas e abacate, ok? E beber muita água sempre colabora.

A boca é a porta de entrada dos alimentos no nosso corpo, então ela é o primeiro local que irá mostrar sinais de uma nutrição pobre. Uma alimentação saudável contribui para o bem-estar geral, e ostentar um sorriso forte e iluminado é o melhor resultado.