• Odontologia e Harmonização Facial

A luz solar e a produção de Vitamina D

  • Home
  • Blog
  • A luz solar e a produção de Vitamina D
A luz solar e a produção de Vitamina D instituto novva

A luz solar e a produção de Vitamina D

O sol está chegando, ainda tímido, nessa primavera colorida. Na verdade, ele faz parte de todos os nossos dias, não importa a estação do ano. Mas sabe por que ele é tão importante? A luz solar é fundamental para que nosso corpo obtenha a Vitamina D, responsável por melhorar a absorção de cálcio e fortalecer nossos ossos. Ela ainda ajuda no equilíbrio e atua na tonicidade dos músculos.

Cerca de 90% da Vitamina D que precisamos vem da exposição ao sol. Ela é fabricada pelo próprio organismo, e quando isso não é suficiente, complementamos com a alimentação. Os outros 10% vêm de alimentos como leite, gema do ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake e óleo e fígado de bacalhau, por exemplo. Ainda, estudos recentes revelaram que pessoas com bom nível desta vitamina têm até 40% menos chance de desenvolver câncer de cólon.

A falta de Vitamina D pode causar problemas como fraqueza muscular, dor e má formação dos ossos, além de estar associada a maior incidência e alguns tipos de câncer, asma, depressão, infecções, doenças autoimunes, hipertensão, osteoporose e doenças periodontoais, entre outros.

Infelizmente, o uso do protetor solar prejudica a absorção da substância por meio da exposição ao sol, mas isso não é motivo para esquecermos o risco do câncer de pele. Portanto, a dica é se expor ao sol, no mínimo três vezes por semana, antes das 10 horas da manhã, no tempo recomendado, que é entre 15 e 20 minutos. Após esse tempo, você pode passar o protetor no rosto e deixar as pernas e braços sem, desta maneira as quantidades de Vitamina D ainda estão garantidas.

Designed by Kjpargeter