• Odontologia e Harmonização Facial

A importância do uso do fio dental

  • Home
  • Blog
  • A importância do uso do fio dental
A importância do uso do fio dental instituto novva

A importância do uso do fio dental

A escovação dos dentes é muito importante pra manter a higiene bucal em dia e o sorriso lindo. Mas não é o suficiente, você sabia? Ela não garante uma limpeza mais profunda, entre os dentes, onde ficam escondidos restos de comida que se tornam prato cheio para bactérias. Para dentes e gengivas mais saudáveis, não dá pra deixar de lado o nosso amigo fio dental.

O seu uso deve ser diário, evitando mau hálito, cáries, placa bacteriana, gengivite e outras doenças periodontais. Por exemplo, o fio dental ajuda a remover o tecido inflamado que dá início à gengivite. Ainda, remove a placa bacteriana onde a escova não alcança, evitando o surgimento de tártaro.

Ao fazer essa limpeza mais completa, o fio dental ajuda a preservar o esmalte dos dentes, tornando-os mais fortes e resistentes às manchas, amarelamento e quebras. Ele pode ser usado antes ou depois da escovação, você quem decide. Existem diversos materiais, espessuras e até sabores, o que ajuda a estimular o hábito e incorporá-lo à rotina diária.

Na hora de passar o fio dental, a técnica é simples: reserve uns 40 centímetros de fio, enrole no dedo médio de cada uma das mãos e deixe cerca de dez centímetros entre eles. Segure o fio entre o indicador e o polegar de cada mão e o passe suavemente entre cada um dos dentes. Ultrapasse a linha da gengiva com cuidado para não ferir o tecido. Faça movimentos para frente e para trás para retirar o fio e use sempre um pedaço novo de fio dental para cada dente.

Esses cuidados são a garantia de dentes limpos e saudáveis, e você vai poder sorrir à vontade!

Man photo created by freepik – www.freepik.com