• Odontologia e Harmonização Facial

O que são os vídeos ASMR?

O que são os vídeos ASMR? instituto novva

O que são os vídeos ASMR?

Sabe aquela música dos Beatles, “A hard day’s night”? A tradução é “a noite de um dia difícil”, e quem nunca passou por isso, com a mente exausta no fim do dia e o corpo pedindo descanso? Para esses momentos, em que o sono demora a chegar ou que estamos mais estressados, a nova sugestão é uma técnica que está super popular no YouTube e no Instagram. Os vídeos ASMR estão aí para auxiliar na hora de relaxar um pouco, e tem muita gente investindo nessas postagens.

Mas o que significa ASMR? Em inglês, Autonomous Sensory Meridian Response, ou seja, Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano. Só pelo nome ainda é meio difícil de entender, né? Pois então, essa técnica se resume em oferecer a quem visualiza esses vídeos uma sensação agradável, que acalma, concentra e, em alguns casos, até causa certo formigamento no corpo.

Esses vídeos ASMR, com estímulos visuais, auditivos e cognitivos, podem ter conteúdos como barulhos de objetos, pessoas falando com voz calma e baixa, e até simulações de situações do cotidiano. Entre os mais pesquisados, estão os vídeos que imitam ganhando cortes de cabelo, fazendo tatuagens ou visitando o dentista.

Nenhum efeito dessa técnica é comprovado cientificamente, já que ela é difundida há pouco tempo – desde 2010 – e não existem ainda muitas pesquisas que a abordem. Ainda assim, a ASMR se mostra eficiente quando o assunto é relaxar a mente e o corpo. Entre os poucos estudos existentes, um deles é da Universidade Swansea, no Reino Unido, que questionou 475 pessoas. Os resultados mostraram que os benefícios observados foram de relaxamento (98%), promoção do sono (82%) e diminuição do estresse (70%).

Lembrando: tudo bem assistir a vídeos ASMR de vez em quando, mas se a insônia e o estresse forem algo mais sério e constante, procure ajuda médica.

Designed by Freepik