ORTODONTIA

Saiba mais sobre esse tratamento

O que é

É a especialidade que previne e corrige o alinhamento e posição dos dentes e dos ossos maxilares, preservando a saúde bucal. O objetivo é buscar o equilíbrio entre a funcionalidade e a estética, proporcionando uma mastigação eficiente, saúde oral adequada e um contorno agradável dos lábios.

Indicações

Para quem tem dentes tortos ou mal posicionados, o que pode afetar a respiração, a fala e a mastigação, por exemplo.

Tratamentos

Aparelhos ortodônticos

Para cada caso, um tipo de aparelho ortodôntico é adequado, independentemente da idade. Existem diversos tipos de aparelhos, que podem ser divididos entre móveis e fixos, corrigindo a dentição e também remodelando a estrutura óssea. Conheça alguns dos exemplos mais conhecidos:

Aparelho fixo:

É o mais comum. A estrutura conta combraquetes de metal colados nos dentes e ligados por fios. Mais modernos e anatômicos atualmente, tem a função de mover os dentes gradualmente para a posição correta. Osbraquetes também podem ser feitos de outro material, em geral porcelana, safira ou policarbonato. Eles são transparentes, tornando o tratamento mais discreto. Outra versão é o aparelho autoligado, onde não se usa elásticos (borrachinhas) para prender os braquetes ao fio, mas sim uma espécie de tampinha, presente na peça, que faz essa ligação, tornando o tratamento mais confortável para o paciente e por muitas vezes, diminuindo o tempo de aparelho.

Aparelho ortopédico (pode ser fixo também):

É mais utilizado em crianças, por volta dos cinco anos de idade. Se colocado na idade correta, evitará problemas futuros como falta de espaço para os dentes permanentes, e pode também colaborar para a devida harmonia no crescimento das arcadas (mandíbula e maxila). Quando não for fixo, o seu uso deve ser constante, já que, se deixar ele de lado prejudica o resultado final do tratamento.

Aparelho lingual:

Este é um procedimento inovador, onde a cirurgia guiada é planejada por meio dos nossos computadores, o que a torna totalmente segura e previsível. É realizado um mapeamento digital da boca do paciente, que define onde os implantes serão colocados. Esta tecnologia permite que o paciente receba até oito implantes em aproximadamente 30 minutos e saia do procedimento com as próteses instaladas junto aos implantes.

 

 

Alinhadores transparentes:

São translúcidos e projetados digitalmente para se adequarem a cada paciente. Podem ser retirados em momentos específicos e tendem a ser mais confortáveis que os aparelhos fixos. Em contrapartida, precisam ser utilizados por um número de horas específicas ao dia para surtirem resultados.

Aparelho móvel:

Quando retiramos o aparelho, é de suma importância o uso do aparelho móvel, como forma de contenção, para que os dentes não voltem a entortar.

×