Bruxismo

Saiba mais sobre esse tratamento

mulher com sensação de dor nos dentes

O que é

É o ato de ranger e apertar os dentes involuntariamente seja durante o dia ou, mais comumente, durante o sono, causado por estresse, ansiedade, disfunção do sono, efeitos colaterais de alguns medicamentos e pelo desalinhamento dos dentes. Para o tratamento, pode ser utilizada uma placa usada principalmente na hora de dormir, evitando maior desgaste e proporcionando o relaxamento da musculatura. Ainda, há a utilização da toxina botulínica (botox), aplicada na musculatura.
O bruxismo pode até ser um hábito inconsciente, mas isso não o impede de trazer muito prejuízo à saúde. Podendo aparecer em diversas fases da vida, independente da idade, ele se caracteriza pelo ato de ranger e apertar os dentes de maneira involuntária. Pode ser tanto durante o dia, chamado de bruxismo de vigília, ou enquanto estamos dormindo, o bruxismo do sono.
Muitas podem ser as causas deste mal, como estresse, ansiedade, disfunção do sono, efeitos colaterais de alguns medicamentos e pelo desalinhamento dos dentes. Preste atenção em sinais como dor na mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, ou ainda sentir os dentes doloridos. Uma visita ao dentista vai dizer ainda se há algum desgaste no sorriso ou algum problema nas gengivas.

Tratamento

O Instituto Novva tem como te ajudar nessa. Após avaliação feita pelos nossos profissionais, um dos tratamentos que pode ser recomendado é a utilização de uma placa, usada principalmente na hora de dormir, evitando maior desgaste e proporcionando o relaxamento da musculatura. Ainda, há a opção de aplicar toxina botulínica (botox) na musculatura, reduzindo a contração muscular.
A maioria dos pacientes de bruxismo pode realizar esse tratamento. A ação independente de fatores externos é o principal benefício do botox, já que ele é aplicado e fica agindo 24 horas por dia, independente da colaboração (ou não) do paciente. Mais vantagens: impede novos desgastes e até fraturas dos dentes. Percebeu algum desconforto? Dá uma passadinha aqui no Instituto Novva pra gente conversar!

×