• Odontologia e Harmonização Facial

Uma boa postura é tudo

uma boa postura é tudo instituto novva

Uma boa postura é tudo

Já dizia naquela canção “Serra do luar”, interpretada pela Leila Pinheiro, que tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. Para atingir cada um desses objetivos há sua caminhada e sua luta, mas vamos ser sinceros: a parte da “espinha ereta” é a mais fácil de conseguir. Mesmo assim, por mais simples que seja manter uma boa postura, é algo que precisa de consciência.

Sabia que a forma com que nos sentamos ou andamos está ligada diretamente ao nosso estado de espírito? Ombros curvados ou alguém largadão na cadeira é sinal de desânimo. Manter a coluna reta melhora o humor e a disposição. Especialistas também fazem uma relação entre má postura, depressão, estresse, contratura e dor, além de que a chamada “corcunda” também interfere no funcionamento dos órgãos internos.

Para ajudar, reunimos algumas dicas para você lembrar de manter a boa postura durante o dia, criando o hábito e melhorando até o seu humor.

1. Se você fica sentado todo dia, desenhe algo em um pedaço de papel ou post-it e prenda em um lugar que você olhe com frequência. Assim que você olhar pro papel, vai lembrar de ajeitar a postura.

2. Outra maneira de corrigir a postura é associar com algo que faz parte da sua rotina, como toda vez que tomar um gole de água ou olhar pra um determinado objeto.

3. Com o celular sempre à mão, tente não baixar a cabeça quando for conferir alguma coisa. Segure ele reto, bem na sua frente. Curiosidade: a cada 2,5 cm que você abaixa sua cabeça são 4,5 kg de peso a mais pressionando a sua coluna.

4. Ajuste o encosto da cadeira com um suporte pra região lombar e a torácica, ou ponha uma almofada pra apoiar as costas.

5. Motorista, ajuste seu retrovisor um pouco mais alto do que está agora: isso te obriga a sentar com a coluna mais reta para poder conferir o espelho enquanto dirige.

6. Essa é clássica, mas às vezes esquecemos. Não fique sentada por muito tempo na mesma posição. Levante de tempos em tempos, movimente-se, alongue-se.

7. Inspire profundamente. Com esse movimento, as costas e ombros ficam na posição correta. Mantenha essa posição depois de expirar.

Designed by Freepik