• Odontologia e Harmonização Facial

Saúde bucal de idosos na quarentena pede cuidados especiais

  • Home
  • Blog
  • Saúde bucal de idosos na quarentena pede cuidados especiais
Saúde bucal de idosos na quarentena pede cuidados especiais instituto novva

Saúde bucal de idosos na quarentena pede cuidados especiais

Nossas rotinas foram alteradas de maneira drástica por conta do surto do COVID-19, e a higiene pessoal precisou ser obrigatoriamente intensificada. Para os idosos, reconhecidamente parte do grupo de risco, é preciso redobrar a atenção de todas as maneiras, inclusive com a saúde bucal.

Quem tem mais de 60 anos ou cuida de alguém com essa característica, durante o período de quarentena, deve lembrar que a falta de higiene bucal pode provocar diversas doenças que acabam comprometendo o sistema imunológico. Entre elas, estão cáries, lesões na mucosa bucal, periodontite e xerostomia (boca seca), além do bruxismo, que é o hábito de apertar e ranger os dentes, que pode se agravar com a tensão do momento.

De acordo com o Dr. Marco Aurélio Corrêa, diretor do Instituto Novva, a tarefa diária de escovação dos dentes (naturais ou próteses) e uso de fio de dental deve ser respeitada com rigidez, após todas as refeições e antes de dormir, para não criar ou agravar problemas. “Quem está no meio do processo de reabilitação, tem facetas ou próteses, por exemplo, deve cuidar ainda mais da higiene bucal”, afirma.

Outro fator a ser observado é a mastigação do idoso. De forma incorreta, pode ser provocada por motivos como estresse, alterações respiratórias (como rinite e desvio de septo), atrofia muscular, e problemas odontológicos, como má oclusão, mordida cruzada, desgastes e falta de dentes.

Tratamentos e procedimentos também podem ser realizados, com todos os cuidados pertinentes, em meio ao período de quarentena. “Durante o isolamento, a possibilidade desse tipo de problemas é mais perigosa do que se imagina. É recomendado procurar o seu dentista e resolver essas questões, que podem influenciar não somente na saúde do paciente mas como também na sua autoestima em um momento tão delicado”, aponta Dr. Marco.

Na foto, os queridos pacientes Geni Zanella dos Santos e Mario dos Santos

Créditos: Sierra Studio