Saiba o que é DTM

Postado em

Se você sente dor quando se abre ou fecha a boca, dificuldade na mastigação ou estalidos na região próxima ao ouvido, prepare-se: pode ser que a resposta seja o diagnóstico de DTM. A Disfunção da Articulação Têmporo-Mandibular é um desgaste que afeta articulações que são responsáveis por mover a mandíbula pra frente, pra trás e para os lados.

Outros sintomas também podem ser dores de cabeça parecidas com enxaquecas, pressão atrás dos olhos, inchaço do lado da face, zumbidos e flacidez dos músculos da mandíbula. Ainda, observe se você apresenta capacidade limitada para abrir a boca, se sente o maxilar “preso” na posição de boca fechada ou aberta ou se ouve sons saindo da articulação ao abrir ou fechar a boca ou mastigar. Tudo isso pode ou não ser acompanhados de dor.

A dor e a sensibilidade atingem partes do corpo, além do lugar onde as mandíbulas se encaixam, como rosto, pescoço, ombros e ao redor da orelha. Observe durante a mastigação, ao falar ou abrir a boca. A DTM pode aparecer para qualquer pessoa em qualquer idade, mas o mais comum é em mulheres entre 20 e 40 anos. Outros fatores que podem causar esse problema são o uso prolongado de aparelhos ortodônticos, a má postura (pois pode afetar os músculos do pescoço e do rosto), estresse, ansiedade, má alimentação e insônia.

O tratamento para a DTM é recomendado pelo seu dentista, sendo diferentes para cada diagnóstico. Geralmente, envolvem diversas áreas e terapias odontológicas, utilizando técnicas de relaxamento, aparelhos, placas, toxina botulínica (botox), medicamentos e, em casos mais extremos, cirurgia. Na dúvida, consulte um dos especialista do Instituto Novva. Venha nos visitar!

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.