Saiba mais sobre retração gengival

Postado em

Um dia você pode olhar o sorriso no espelho e reparar que os dentes parecem um pouco maiores ou que a gengiva diminuiu. Sabe o que é isso? Chama-se retração gengival e é um problema. É quando a gengiva se retrai e expõe a raiz do dente, o que provoca sensibilidade e dor. Em casos mais graves, pode até causar a perda do dente afetado.

Entre as causas mais comuns da retração estão a escovação com muita força, dentes desalinhados ou até a perda de algum dente, bruxismo, periodontite e genética, entre outros. O importante é tomar diversos cuidados para que a situação não se torne ainda mais grave. Para isso, boa escovação e uso de fio dental são essenciais, mas sempre prestando atenção na pressão que está fazendo sobre os dentes.

Às vezes, somente esses cuidados com a saúde bucal ou uma limpeza mais profunda na região afetada já resolvem a situação. Porém, os procedimentos escolhidos dependem do tamanho da retração, da causa e da gravidade do problema. Em casos piores, outros tratamentos são indicados como aplicação de botox, em quem sofre com o bruxismo, ou até enxerto gengival.

O primeiro passo para resolver a retração gengival, antes que ela se torne algo ainda mais grave, é consultar seu dentista. Ele vai ajudar a identificar a causa, além de fazer o controle e a manutenção da sua saúde bucal.

 

 

 

 

 

Business photo created by asier_relampagoestudio – www.freepik.com

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.