Quando é necessário um implante dentário?

Postado em

Os implantes dentários são uma forma de substituir dentes, favorecendo a questão estética do sorriso, mas também trazendo saúde e proporcionalidade. Perder um dente pode ser resultado de maus hábitos de higiene bucal, cáries, doenças na gengiva ou até efeitos colaterais de algum tratamento de saúde agressivo. Substitui-lo deve ser feito o quanto antes: aquele espacinho permite que toda a dentição remanescente mude de posição e altere a aparência do paciente, além da possibilidade do osso acabar atrofiando (o que ocasionaria em uma cirurgia a mais para enxerto ósseo).

Implantes vêm ao auxílio dessas situações por proporcionarem mais estabilidade e apoio do que dentaduras ou próteses parciais. Para sua colocação, e necessário que o paciente esteja com boa saúde, já que diabetes não controlada, tabagismo e alcoolismo, entre outras doenças, podem afetar o sucesso dos implantes.

Para estar completamente seguro de que o implante (ou até mais de um, caso se faça necessário) seja colocado de maneira correta e sem riscos, o único profissional que pode realizar esse procedimento é o implantodontista, especializado nessa área. Adultos de todas as idades podem ter seu implante, não importando a idade.

Dependendo da orientação do profissional, é até possível extrair o dente que deverá ser substituído e instalar o implante durante a mesma cirurgia, trazendo maior rapidez e comodidade ao restabelecimento do paciente. Não é preciso se preocupar com rejeição ao novo dente, já que o material utilizado é o titânio, que se integra ao osso com facilidade. Porém, para quem fuma, um aviso: taxas de insucesso são comuns em pacientes fumantes, já que esse hábito interfere na cicatrização.

Mas só porque é um dente artificial não significa que ele não precisa mais de cuidados! Escovação e fio dental sempre!

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.