• Odontologia e Harmonização Facial

Qual a melhor hora para escovar os dentes?

  • Home
  • Blog
  • Qual a melhor hora para escovar os dentes?
qual a melhor hora para escovar os dentes instituto novva

Qual a melhor hora para escovar os dentes?

A gente pensa que a melhor hora pra fazer a higiene bucal é logo depois das refeições. Mas será que isso é verdade? A escovação, aliada ao uso do fio dental, é o melhor método de prevenção para os problemas de saúde bucal.

Pois então: o tempo ideal é depois de 30 minutos da refeição feita. E isso significa também aqueles momentos dos lanches ou depois de um copo de refrigerante, por exemplo. Pode até parecer bobagem, mas é importante observar que mais tempo que isso significa acúmulo de placa bacteriana nos dentes e, consequentemente, doenças bucais.

Já em menos tempo, causa aumento da perda de dentina, um dos tecidos que formam os dentes. Cientistas descobriram essa perda maior quando a escovação é realizada menos de 20 minutos depois da ingestão da refeição. Porém, houve consideravelmente menos perdas quando a escovação acontece de 30 a 60 minutos depois.

Ainda, a higiene bucal precoce não permite que a saliva neutralize os ácidos produzidos pela placa bacteriana, o que pode fazer com que a escova espalhe esses ácidos pela superfície dentária e cause erosão. A atenção deve ser redobrada depois de comer sobremesa e outros alimentos ou bebidas ricos em açúcar, pois ele é o favorito da placa bacteriana na hora de causar problemas.

O ideal, então, é esperar o relógio marcar 30 minutos após a comilança. Aí sim, escove os dentes e passe o fio dental para manter o sorriso em dia.