• Odontologia e Harmonização Facial

Primeiros socorros com os dentes

  • Home
  • Blog
  • Primeiros socorros com os dentes
primeiros socorros com os dentes instituto novva

Primeiros socorros com os dentes

Acidentes acontecem o tempo todo. A dentição pode ser vítima de algum infortúnio decorrente de acidente doméstico, no trânsito ou na prática de esportes. Em qualquer caso, é importante procurar socorro especializado o mais rápido possível, mas nesse meio tempo saiba como agir.

Dor de dente: podem ser inúmeros os motivos para uma dor de dente. Antes de mais nada, escove os dentes e use o fio dental, enxaguando a boca com água morna com um pouco de sal. Se não conseguir escovar, limpe a região com gaze umedecida. Se o rosto estiver inchado, aplique uma compressa fria ou coloque um cubo de gelo na boca. Um analgésico ou anti-inflamatório pode ser administrado, para controlar a dor. Chá de losna ou de macela com própolis podem ser utilizados em bochechos.

Fratura dentária: remova a sujeira do local afetado com água morna e coloque compressas frias sobre o rosto na área da lesão. Se possível, guarde os fragmentos do dente em um copo com leite para levar até o dentista.

Dente caiu inteiro: coloque imediatamente o dente perdido em um recipiente limpo contendo um pouco de soro fisiológico ou leite. Cuidado para não tocar a raiz: pegue o dente pela coroa. Para conter a hemorragia, segure um pano limpo ou gaze em cima do local de sangramento.