Outubro Rosa é época de autocuidado

Postado em

Outubro é o mês dedicado à prevenção, diagnóstico e combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa chama atenção para a importância do diagnóstico precoce já que, mesmo sendo uma doença controlável na maioria dos casos, ainda é o tipo de câncer que mais mata mulheres. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores serão os resultados dos tratamentos.

Aqui no Instituto Novva sabemos da importância da prevenção e do autocuidado, e lembramos que outro tipo de câncer pode parecer mais raro, mas na verdade é muito comum: o de boca. Ele atinge a cavidade bucal e os lábios, sendo que as regiões mais afetadas são a parte posterior da língua, o assoalho bucal, as bochechas, as gengivas, o céu da boca e a região que fica atrás dos dentes molares.

Entre os sintomas que podem indicar a presença desta doença estão feridas que não cicatrizam em até duas semanas, aumento do tamanho da gengiva ou da língua e até sangramentos nos lábios ou na boca (qualquer sangramento repentino sem algum motivo aparente merece ser observado. Placas esbranquiçadas ou avermelhadas e manchas escuras também são sinais de alerta). Também entram nessa lista perda de sensibilidade ou sensação de dormência, dor de garganta ou rouquidão prolongadas, manchas brancas e úlceras nos lábios, nódulos na boca, bochechas ou no pescoço e desconforto ao usar próteses que antes não incomodavam.

Outro problema que nós não cansamos de apontar é o consumo de cigarro. Fumar é a causa de 80% a 90% da incidência de câncer bucal. A falta de informação é um dos maiores motivos para esse câncer ser descoberto em estágio avançado. Consulte seu dentista regularmente.

 

 

 

 

 

 

Ribbon vector created by freepik – www.freepik.com

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.