Outubro Rosa: cuidados com a alimentação

Postado em

Cuidar da nossa alimentação é regra das mais importantes. Precisamos lembrar que o corpo, nosso templo, precisa se manter saudável para termos uma vida mais tranquila e feliz. A alimentação e a nutrição inadequadas são a segunda causa de câncer que pode ser prevenida, sendo responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento (o Brasil é um deles) e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Em época de Outubro Rosa, é bom se informar mais sobre como a alimentação pode influenciar a chegada do câncer de mama e, ainda, como quem está passando (ou passou) por esta doença também deve seguir algumas recomendações sobre o que coloca no prato.

Um estudo com mais de 95 mil mulheres, nos Estados Unidos, concluiu que consumir fibras, que existem nas frutas, vegetais e grãos integrais, por exemplo, está associado a um risco menor de câncer de mama. Outros fatores de risco que os especialistas apontam, além da predisposição genética, são o consumo regular de álcool, o tabagismo, o sobrepeso e a obesidade após a menopausa, entre outros.

A dieta bem-vinda é aquela pobre em gordura saturada, em alimentos ultraprocessados e em bebidas açucaradas. Retirar esses elementos da lista de compras pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo, sabia? O importante é sempre frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, aí não tem como errar! A soja tem se mostrado uma aliada importante no combate ao câncer, então o seu consumo durante e após o tratamento é interessante. Tudo isso sem deixar de lado as atividades físicas, é claro.

 

 

 

 

 

 

Designed by Freepik

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.