• Odontologia e Harmonização Facial

Outubro rosa: conscientize-se!

  • Home
  • Blog
  • Outubro rosa: conscientize-se!
Outubro rosa: conscientize-se! instituto novva

Outubro rosa: conscientize-se!

Entramos no mês do Outubro Rosa, voltado para a prevenção, o diagnóstico e o combate ao câncer de mama. No Brasil, este é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres, só ficando atrás do câncer de pele. E de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), espera-se que, somente neste ano, 600 mil novos casos apareçam. Então, essa doença não está nem um pouco perto de ser erradicada.

O grande desafio é garantir acesso a tratamentos efetivos para cada situação, lembrando que o câncer de mama de uma mulher é diferente do de outra. Afinal, somos seres únicos, assim como nossos corpos.

Se há uma boa notícia, é a de que ela se tornou uma doença controlável na maioria dos casos, o que é uma grande evolução quando comparamos com tratamentos realizados há 20 ou 30 anos atrás. Também segundo a SBOC, mesmo os tumores avançados possuem tratamentos que amenizam suas complicações e aumentam a expectativa de vida, com mais qualidade e saúde.

Mas o caminho a ser percorrido ainda é longo. Por isso é tão importante a existência do Outubro Rosa enquanto um movimento de conscientização, sendo uma forma da sociedade e do poder público levarem cada vez mais a sério o combate ao câncer de mama a todas.

Imagem: Site Bloomthis