O que é o sorriso gengival?

Postado em

O sorriso gengival é um problema mais comum do que parece. É uma questão totalmente estética, mas sabemos muito bem que, mesmo assim, não significa que não afete a autoestima e a segurança de quem sofre com isso. O que, é claro, também interfere na saúde como um todo.

Essa condição é caracterizada por mostrar demais as gengivas quando falamos ou sorrimos. Pode ser causada pelo crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes, hiperatividade do lábio superior, crescimento ósseo em excesso do osso maxilar ou até quando o lábio superior é mais fino e retraído.

Cada caso deve ser observado por um profissional e, depois de avaliado, é escolhido o tratamento mais adequado. As opções variam de aplicações de toxina botulínica (botox) até cirurgias mais complexas, como eliminar parte do osso ou realizar um reposicionamento labial, mexendo na parte interna dos lábios superiores mais próxima aos dentes. Tudo depende da gravidade da situação.

O botox, por exemplo, impede a contração muscular dos lábios. Ele é injetado nos pontos que realizam a elevação do sorriso, aliviando a expressão e deixando o sorriso mais harmônico. Nas primeiras 48 horas após a aplicação já é possível observar os efeitos da toxina, mas somente após duas semanas é que o tratamento terá efeito completo. A duração dos resultados é de, em média, seis meses, como qualquer tratamento com a substância.

Em casos mais acentuados, indica-se a gengivectomia, um simples processo plástico cirúrgico onde o excesso de gengiva que acompanha o contorno dos dentes é removido. Não há pontos ou cicatrizes, a recuperação é normalmente muito rápida. Às vezes, outros procedimentos podem ser feitos em complementação, como correção dos dentes ou clareamento.

 

 

 

 

 

 

 

Background photo created by freepik – www.freepik.com

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.