O problema pode ser bruxismo

Postado em

Nós aqui do Instituto Novva já sabemos como lidar com o bruxismo, aquele hábito de ranger e apertar os dentes de maneira involuntária que pode trazer diversos prejuízos para a saúde. Após uma cuidadosa avaliação feita pelos nossos profissionais, há dois tipos de tratamentos que podem ser recomendados. Um deles é a utilização de uma placa, usada principalmente na hora de dormir, que evita maior desgaste nos dentes. O outro é a aplicação de toxina botulínica (botox) na musculatura, que promove um relaxamento dos músculos faciais. Esta última opção é a que de fato vai resolver este sério problema.

Essa contração inconsciente pode acontecer tanto durante o dia, chamado de bruxismo de vigília, ou enquanto dormimos, o bruxismo do sono. Mas como perceber que temos esse problema? Observe se você acorda com dores de cabeça ou no rosto, principalmente na mandíbula, ou se durante o dia percebe que está apertando os dentes demais. Pode ser nervosismo ou ansiedade? Pode. Mas também é uma das causas do bruxismo.

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre com isso e, só no Brasil, 40% de nós somos atingidos? As causas estão, normalmente, ligadas a quadros de estresse. Quem tem o bruxismo do sono, a longo prazo, pode sofrer desgaste e até fraturas nos dentes. Mas o pior dos tipos é o bruxismo de vigília, pois ele acontece gradativamente durante o dia e é mais frequente que o do sono.

Entre os problemas que já citamos acima, de dores no rosto e na cabeça, principalmente nas têmporas, o bruxismo ainda pode provocar enxaqueca crônica, zumbido no ouvido, dores no pescoço, nuca e região cervical e até disfunção da articulação temporomandibular (DTM) – esta última podendo comprometer gravemente toda a musculatura e postura corporal da pessoa.

Procure o Instituto Novva e faça uma avaliação.

 

 

 

 

People photo created by freepik – www.freepik.com

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.