• Odontologia e Harmonização Facial

Novembro Azul é mês de prevenção

  • Home
  • Blog
  • Novembro Azul é mês de prevenção
Novembro Azul é mês de prevenção instituto novva

Novembro Azul é mês de prevenção

Seguindo o Outubro Rosa, temos o Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata. Essa doença é uma das maiores causas de morte de homens no Brasil, onde há mais de 60 mil casos por ano. Ele é o segundo tipo de câncer mais comum para eles, após apenas do câncer de pele. É importante que os homens façam um acompanhamento com um médico urologista a partir dos 45 anos, ficando de olhos em qualquer alteração na próstata.

Reunimos algumas informações que todo homem deve saber, desde curiosidades a mitos e verdades, para desmistificar o câncer de próstata e alertar para seus perigos. Confira abaixo:

Dieta: alimentação inadequada, rica em gorduras saturadas, pode aumentar a incidência da grande maioria dos cânceres, incluindo o de próstata. Outros fatores de risco são genética, diabetes, obesidade e tabagismo.

Sintomas: diversos casos diagnosticados não tiveram nenhum aviso anterior, sem sintomas urinários. Por isso, a importância da prevenção. Na verdade, quando o câncer de próstata causa sintomas, como alterações no fluxo urinário, muitas vezes se encontra em um estágio mais avançado.

Consequências: o grande receio dos homens é, após operar a próstata, acabar com algum efeito colateral indesejado, como incontinência urinária ou impotência. Atualmente, com a evolução dos tratamentos e das cirurgias, dão maior segurança aos pacientes e esses casos são muito raros.

Cura: um dos tratamentos mais efetivos no Brasil é a cirurgia a laser, que é minimamente invasiva. Essa tecnologia permite uma cirurgia mais precisa, evitando sangramentos e oferecendo segurança para pacientes cardíacos e que usam anticoagulantes.

Boa idade: praticamente todos os homens sofrem com o aumento da próstata quando envelhecem. É normal, mas também é considerado um fator de risco para o câncer. O pico de incidência dessa doença é entre os 65 e 70 anos, porém a partir dos 45 anos já é importante iniciar a prevenção, consultando seu médico regularmente.

Você sabia? Uma próstata saudável pesa aproximadamente 15 gramas e tem o tamanho de uma noz.

Créditos: Freepik