• Odontologia e Harmonização Facial

Não faça força na hora de escovar os dentes

  • Home
  • Blog
  • Não faça força na hora de escovar os dentes
não faça força na hora de escovar os dentes instituto novva

Não faça força na hora de escovar os dentes

Escovação diária para uma ótima saúde bucal é um assunto que a gente sempre retoma. Porém, o que é muito comum é você colocar força demais. Pode parecer um capricho a mais na higiene, mas isso acaba causando diversos problemas. A escovação precisa ser feita de maneira suave, sem pressa. Repare nas cerdas da sua escova de dente: elas ficam gastas e muito abertas em pouco tempo? Talvez esse seja o caso.

Preste atenção no que muita força no ritual da escovação pode causar:

– Sensibilidade dentária: intensidade nessa hora ajuda a corroer o esmalte dentário, deixando a dentina exposta. Então, alimentos e bebidas, ou muito quentes ou gelados, dão aqueles choques desagradáveis.

– Irritação na gengiva: a gengiva saudável tem textura lisa e aparência clara. Com muita força na escovação, ela tende a ficar vermelha e dolorida. Incomoda até na hora das escovações seguintes.

– Bochecha e lábios machucados: com pressa, tudo sai errado. Inclusive a escovação. Quando estamos na correria, é possível que a força extra nesse momento de higiene deixe marcas. Perdendo o controle dos movimentos, a cabeça da escova acaba machucando, além das gengivas, os lábios e as bochechas.

– Retração gengival: se você percebeu que um dente está maior que o outro, a resposta é essa. A escovação forte pode ser uma das causas desse mal. Junto com ela, vem mau hálito e muita dor na região afetada.

Dicas: fique de olho na hora de escovar os dentes e controle a força que você utiliza. Faça tudo com calma, transforme esses momentos do dia em algo mais tranquilo. Não está dando certo? Existem outras opções, como a escova de dente elétrica.