Mindfulness

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Você também anda ouvindo bastante essa palavra por aí? O que será que ela significa? Vamos conferir agora. Literalmente, a palavra significa “atenção plena”, e propõe que a interação que temos com tudo na nossa vida seja feita de maneira mais consciente, aberta e gentil, aproveitando o aqui e o agora. Ainda, nos estimula a estarmos no controle das nossas reações e escolhas, encarando a vida e enfrentando seus desafios e demandas do dia a dia.

O mundo atualmente nos exige velocidade, com tarefas, responsabilidades e pressões que podem nos desconectar de nós mesmos, podendo trazer pensamentos negativos e atitudes ansiosas, que nos sobrecarregam. Dessa forma, se não tomarmos cuidado, a vida pode passar sem nem percebermos, e acabamos perdendo um tempo precioso.

Exercitar a mindfulness é aceitar as experiências que temos, e não nos basearmos na reação à experiência em si. Devemos acolher as condições naturais da vida e criar a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional, assim ficamos conscientes e atentos às nossas respostas e reações.

Temos uma sugestão de exercício de mindfulness, pra adotar um pouco dessa prática. Tente fazer três vezes ao dia, reservando 30 segundinhos para cada item:

1 – Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Perceba sua respiração, prestando atenção especial ao seu estômago, aos movimentos que ele faz quando inspiramos e expiramos.

2 – Sinta as sensações corporais do nesse momento: tensões musculares, dores, qualquer sensação, mas não tente modificá-la, apenas a observe. Tome nota disso, como “estou agitado”. Perceba que está tendo essa experiência e a aceite.

3 – Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você as está experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar, e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

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