Mastigar tem tudo a ver com o desenvolvimento da fala

Postado em

A mastigação é uma função que nosso corpo aprende, e vai se adaptando às nossas condições anatômicas durante toda a vida. Além de quebrar os alimentos para facilitar a digestão, ela também é responsável por fortalecer a musculatura da face.

Bebês e crianças se alimentando têm conexão direta com o ato de aprender a falar. Especialistas afirmam que a consistência da comida pode favorecer ou prejudicar esse processo. Quando os pequenos seguem por muito tempo uma dieta de alimentos pastosos, os músculos do rosto e da língua não se desenvolvem de maneira satisfatória.

É essencial que a gurizada mastigue bem frutas, verduras, legumes, carnes, grãos, pães e biscoitos. Purês, mingaus e papinhas devem ser servidos esporadicamente. Assim, as estruturas do rosto se desenvolvem melhor, permitindo que os sons da fala sejam mais articulados e corretos.

A alimentação deve ser variada, abusando de cores, texturas e consistências, estimulando a musculatura. Dessa forma, o desenvolvimento dos dentinhos também é beneficiado: por exemplo, mesmo que só os dentes da frente tenham nascido, a criança já deve exercitar o ato de mastigar, pois isso estimula o crescimento dos dentes posteriores.

Para os pais, a dica é fazer as refeições junto com a criançada, para eles aprenderem pelo exemplo. Faça da hora de comer um momento especial, de conexão e carinho com o filhote.

 

 

 

 

 

Food photo created by bearfotos – www.freepik.com

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.