Malefícios do cigarro para os dentes

Postado em

Os fumantes têm muito mais a se preocupar além da possibilidade do cigarro causar doenças pulmonares como câncer, enfisema e bronquite crônica. Como porta de entrada, a boca também é castigada por este vício horrível.

A saúde bucal dos fumantes é muito mais frágil do que a dos não fumantes, já que o tabaco interfere no sistema imunológico, tornando difícil que o corpo combata as bactérias, e a região fica mais suscetível a infecções e qualquer outro tipo de doença. O tabagismo pode trazer consequências graves como câncer bucal, labial e inflamações na gengiva e nos ossos ao redor dos dentes. O tratamento periodontal pode até não ter o mesmo sucesso em um fumante, pois o tabagismo dificulta a cicatrização da gengiva. Isto pode ocasionar, em casos severos, a perda dos dentes.

Os dentes, estes nossos tão importantes cartões de visita, sofrem muito com o cigarro. Um dos problemas mais conhecidos são as manchas, onde a coloração amarelada vai chegando a tons bem escuros, progressivamente. Tudo culpa da nicotina, que se acumula na superfície dos dentes. Quando o fumo afeta severamente a dentição, alguns dentes chegam a ficar com manchas cinzas, que são muito difíceis de serem retiradas. Manchas acastanhadas nas gengivas, chamadas de melanoses, são efeitos da nicotina ao estimular a produção de melanina.

Há ainda o problema do mau hálito, já que o cheiro da fumaça e seus resíduos é expelido enquanto a pessoa fala e respira. Associando isso a uma má higiene bucal, o famoso “bafo de onça” se instala. Outro agravante é a diminuição da produção de saliva, o que consequentemente diminui a limpeza fisiológica que o próprio organismo proporciona. Esse sintoma provoca dificuldade na mastigação, deglutição e fonação, além de tornar a mucosa bucal mais sensível, podendo surgir feridas na boca e fissuras na língua.

Para amenizar esses efeitos, as pessoas podem optar por técnicas de clareamento dentário, por exemplo, entre outros tratamentos paliativos. Porém, a única maneira de total e absoluto sucesso no tratamento estético é óbvia: parar de fumar.

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.