Higiene bucal: preste atenção na sua língua

Postado em

Por aqui a gente sempre bate na tecla da higiene bucal em dia, com escovação e fio dental, tudo direitinho. Mas sabia que limpar a língua também faz parte dessa rotina para manter a saúde do nosso sorriso? A nossa boca é casa de mais de 300 tipos de bactérias, por isso é tão essencial a higienização correta não somente dos dentes mas de tudo o mais também.

A língua é tão importante como os dentes e tem papel fundamental no processo de mastigação, além de acumular resto de alimentos. A falta de uma limpeza adequada pode ser a causa de mau hálito ou até mesmo infecções. Confira algumas dicas abaixo para deixar tudo clean:

Escove a língua regularmente
Todas as vezes que você escovar os dentes e passar fio dental, termine sua rotina de cuidados dentários com uma limpeza da língua. Faça isso, no mínimo, uma vez pela manhã e uma vez à noite, antes de deitar. Você pode utilizar diferentes instrumentos para fazer essa higiene, desde a escova de dentes até um raspador específico. O uso da escova dental não é o método mais eficiente mas, se essa for a sua única opção, escove a língua do fundo para a ponta. Isso sempre após a escovação dos dentes.

Use raspadores de língua
Eles foram criados especialmente para essa função, tendo o formato adequado, não machucam a língua e alcançam toda a extensão lingual. Da mesma maneira que com a escova, é importante que a raspagem seja feita do fundo para a frente, a fim de trazer todas as impurezas até a ponta da língua. Lembre-se de fazer movimentos suaves para não causar irritações.

Complemente a higiene da língua com produtos adicionais
Além de raspadores e limpadores acoplados em escovas, podem ser utilizados sprays e enxaguantes bucais. Esses produtos são capazes de estender a duração do hálito fresco e complementar a limpeza. Só atenção: eles não substituem a escovação nem a raspagem da língua.

Não se esqueça de beber água
Quando tomamos pouca água, nossa saliva fica mais espessa e não consegue exercer as funções de limpeza que deveria. Beber no mínimo dois litros de água por dia já é o suficiente para suprir nossas necessidades diárias. Assim, ela conseguirá chegar a todas as partes da boca, agindo sobre o paladar, hidratando e reparando os tecidos, mantendo a saúde dos dentes e prevenindo o surgimento de bactérias.

 

 

 

 

Background photo created by freepik – www.freepik.com

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.