Funções curiosas da saliva

Postado em

A saliva tem a composição super simples, mas você vai ficar surpreso ao saber quantas funções ela tem. Na verdade, 99% dela é água! Aquele 1% é composto sódio, cloro, cálcio, fosfato e bicarbonato, além de proteínas e enzimas. O melhor é que nosso próprio corpo a produz em grandes quantidades, diariamente, e a gente nem se dá conta: entre um e dois litros por dia. Uma heroína silenciosa essa saliva, hein?

Ela não tem cor, não tem cheiro e é levemente espumosa. Ela contribui na defesa do organismo, na digestão, na fala. Ela é incrível em sua simplicidade. Confira abaixo algumas funções da saliva que aposto que você não sabia:

Digestão: é ela que, misturada com alimentos, transforma tudo no chamado bolo alimentar, assim o que comemos é facilmente engolido e digerido.

Limpeza bucal: além da escova de dente e do fio-dental, a saliva também ajuda a limpar a boca, já que contribui para remover restos de comida que ficam presos entre os dentes. Ela também evita o mau hálito.

Sensação de sabor: a interação dos alimentos com a saliva faz com que percebamos de forma mais completa os sabores e texturas.

Funcionamento da boca: a saliva funciona como uma camada protetora na boca e faz as estruturas se moverem suavemente, sem atrito, e permitindo a articulação de sons que compõem a fala.

Remineralização dental: devido à sua composição, a saliva ajuda a remineralização dos dentes. Por isso é importante observar o que você come, optando por alimentos que não deixem a saliva ácida, pois há uma “troca” de minerais entre ela e os dentes.

Manutenção do pH neutro: os componentes da saliva atuam como antiácidos e reduzem a acumulação de placa bacteriana nos dentes.

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.