Fique de olho na corrosão dental

Postado em

O esmalte do dente age como a primeira linha de defesa para proteger seu sorriso. Embora o esmalte seja a substância mais dura do corpo humano, ele não é impenetrável e também não se regenera. A corrosão dental (também chamada de erosão ácida) desgasta o esmalte dentário com o passar do tempo, o que deixa os dentes mais suscetíveis à cárie e aos mais variados tipos de doenças.

É muito importante ficar de olho na dieta, pois alimentos ácidos e algumas bebidas prejudicam a superfície do dente. Entre os exemplos estão o consumo em excesso de refrigerantes e alguns sucos de fruta, além do uso abusivo e constante de isotônicos. Também entram na lista frutas cítricas como limões, limas, tangerinas e laranjas. Beber água regularmente é uma boa alternativa para evitar a erosão dentária e manter-se saudável.

Há ainda outros motivos para esse mal, como refluxo gastroesofágico, que é um problema digestivo, e até durante o período da gravidez, onde um dos sintomas é o enjoo matinal: esse ácido regurgitado pode causar erosão dentária da mesma forma que o refluxo.

Os principais alertas para prestarmos atenção de essa doença está se aproximando são maior sensibilidade, cor dos dentes e também seu formato – eles passam a apresentar formato arredondado e superfície áspera.

Os métodos de prevenção mais observados são, é claro, uma boa higienização bucal praticada com dedicação. Escove os dentes ao menos duas vezes por dia e não se esqueça de passar o fio dental. Em casos mais graves, entre os tratamentos indicados estão o restaurador, a reabilitação protética e até mesmo a necessidade de extração do dente. Para evitar esse quadro, escove os dentes até uma hora após cada refeição, beba líquidos ácidos por canudos e utilize pasta dental com flúor e baixa abrasividade. Para quem já sofre com o esmalte desgastado, a solução é a colocação das lentes de contato, que vão recuperar o dente e eliminar a sensibilidade dental, presente nesses casos.

 

 

 

 

 

Background photo created by freepik – www.freepik.com

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.