• Odontologia e Harmonização Facial

Férias de inverno com as crianças

  • Home
  • Blog
  • Férias de inverno com as crianças
férias de inverno com as crianças instituto novva

Férias de inverno com as crianças

Quando chega o mês de julho, os pais já sabem que têm algo extra para prestar atenção: as férias escolares da gurizada. Atualmente, as crianças estão cada vez mais ocupadas, com compromissos além do colégio, que podem ser aulas complementares e atividades esportivas, por exemplo. O bom mesmo das férias é sair um pouco desses horários programados, pra elas poderem brincar de maneira mais espontânea, com atividades livres e que desafiem sua criatividade. Também é importante que esse período livre não seja exclusivo do celular, do computador, do tablet… há vida fora das telinhas!

Que tal algumas dicas de brincadeiras e atividades pra família inteira curtir e acompanhar os pequenos? Férias de inverno são mais curtas, mas nem por isso merecem ser deixadas de lado. Confira!

Atividades manuais: deixe seus filhos fazerem seus próprios brinquedos. Envolva as crianças na produção dessas brincadeiras. Pode ser desenhar juntos, construir algo, fazer uma fortaleza de travesseiros… a imaginação é livre. Uma sugestão (mas para aqueles que têm mais de três aninhos)? Fazer massinha de modelar. Pegue 4 xícaras de farinha de trigo e misture numa tigela grande com 1 xícara de sal, meia xícara de água e uma colher de chá de óleo. Amasse bastante até fica boa para modelar. Separe porções e use algumas gotas de corante para alimento para deixar a brincadeira mais colorida, e aí é só criar. Pra guardar a produção, coloque em sacos plásticos ou potes de vidro bem tampados.

Turismo: aproveite para passear em lugares históricos da sua cidade naqueles dias que não estão mais frios ou chuvosos. Pode ser até uma oportunidade pra você também conhecer melhor onde mora. Outra opção é o turismo rural, explorando o interior e suas paisagens, como fazendas e parques.

Noite do pijama: noite com a gurizada na frente da tv, comendo pipoca e realizando uma sessão de cinema em casa. Que tal? Luzes apagadas, colchões e cobertores espalhados pelo chão, volume mais alto que o normal, tudo para criar um clima super divertido. Pode convidar os amiguinhos e agitar muito. Pode ser, também, uma noitada do videogame.

Acampamento em casa: imagine que a sala é uma floresta. Monte uma cabana, que pode até ser uma barraca ou algo pronto, mas vai ser mais legal ainda se ela for montada desde o começo. Pegue quatro cadeiras e coloque-as uma de frente para a outra, formando um quadrado. Jogue um lençol grande por cima e pronto. Ponha um balde no centro da barraca com algo dentro para pesar e, dentro dele, um cabo de vassoura. Ele ajudará a elevar a tenda para que os adultos também possam entrar. Feche as cortinas, apague as luzes, acenda as lanternas e o acampamento está pronto!