• Odontologia e Harmonização Facial

Estimule a escovação para as crianças

  • Home
  • Blog
  • Estimule a escovação para as crianças
estimule a escovação para as crianças instituto novva

Estimule a escovação para as crianças

O seu pequeno está resistindo bravamente na hora de escovar os dentes? Criançada nem sempre curte esse momento tão importante para a higiene e a saúde, o que é mais um motivo para transformar a escovação em algo divertido e criar o hábito que será seguido para o resto da vida. O blog dá algumas sugestões abaixo, confira:

Explique por que a escovação é importante: não ameace nem assuste a gurizada, só fale a verdade. Converse bastante, sempre de uma maneira lúdica e divertida, incentivando o aprendizado. Explique que esse não é um momento chato, mas sim necessário e que só trará benefícios ao sorriso. E quem não gosta de sorrir?

Crie o ambiente adequado: se necessário, faça alguns ajustes para facilitar o momento. Um banquinho firme para sentar na altura correta da pia e copo de água para enxaguar a boca são alguns exemplos. Inserir personagens e brinquedos no ambiente da escovação também pode ajudar.

Falando em brinquedos: que tal fazê-los entrarem na onda e escovarem os dentes também? O boneco que o filhote adora pode ser o companheiro da escovação. Vocês podem combinar que primeiro você escova os dentes dele e, depois, ele fica responsável por fazer o mesmo no brinquedo. Com o tempo, estimule dizendo que os dentes do brinquedo estão tão limpinhos que agora ele deve fazer o mesmo nele próprio. Não se esqueça de sempre parabenizá-lo após o processo.

O mestre manda: já que criança adora imitar os adultos, que tal ser o melhor exemplo pra ele? Leve a criança para escovar os dentes junto com você. Vendo essa atitude dos pais com frequência, de maneira prazerosa e tranquila, o filhote vai querer se inserir nessa atividade e mostrar que também é capaz de fazer o mesmo. Além de ser um bom momento para curtir juntos.