Escovação dos dentes das crianças

Postado em

É importante cuidar da dentição das crianças desde antes dos dentes nascerem, com gaze umedecida limpando gengiva e língua. Depois que surgem os primeiros dentinhos, o cuidado redobra. Seus filhos não farão isso sozinhos, pelo menos no começo, então você deve estar do lado não só para ajudar na higiene bucal, mas também mostrando como virará um hábito diário para sempre.

Primeiro, escolha a escova certa. São diversos modelos específicos, já definidos por faixa etária, sempre com cerdas macias. Diferente da regra dos adultos, onde é preciso trocar a escova a cada três meses, para a gurizada o tempo é menor: troque mensalmente ou sempre que ela estiver em mau estado, com as cerdas muito abertas, por exemplo. Estampas, cores e formatos divertidos de personagens podem estimular a escovação e tornar essa tarefa um momento divertido.

Também existem opções específicas de creme dental para crianças, lembrando de utilizar uma quantidade pequena na hora da escovação. Fio dental também é essencial, a partir dos cinco anos de idade, pois quanto mais cedo você estimula esse hábito, mais facilmente seus filhos entendem a importância do uso dele para o resto da vida.

Na hora da limpeza, deixe a escova paralela à linha da gengiva. Faça movimentos circulares, de preferência em grupos de quatro dentes durante 10 segundos cada. Deslize as cerdas da gengiva em direção à ponta dos dentes, e não esqueça da superfície interna deles. Quando chegar aos dentes do fundo, escove com movimentos de vai e vem bem suaves. Finalize passando a escova nas bochechas e na língua. Deixe um copo com água do lado, para a criança enxaguar a boca.

Para o uso do fio dental, retire um pedaço com aproximadamente 45 centímetros e vá deslizando com suavidade entre os dentes da criança, formando um “C” em volta de cada dente, tomando cuidado para não forçar sobre a gengiva. Lembre-se de desenrolar uma nova parte do fio dental para passar de um dente para outro.

 

 

 

 

 

Designed by Freepik

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.