Dentista, gestor e estrategista*

Postado em

O setor da saúde está se profissionalizando cada vez mais. Foi-se o tempo em que bastava se formar e a agenda estava cheia. Atualmente, na Odontologia, precisamos investir em ferramentas de gestão, administração e marketing. Àqueles que precisam gerir o seu próprio negócio, comum entre os iniciantes, necessitam desenvolver uma visão de administrador e criar ao menos um planejamento estratégico. A maioria das faculdades ainda não incluíram em seus currículos cadeiras de gestão e inovação. Então precisamos, sim, buscar especializações nesse sentido e estarmos sempre atentos ao mercado.

Como todos, fomos pegos de surpresa em março com a notícia que uma pandemia tomava conta do mundo. Reestruturamos nosso atendimento, reorganizamos nossa agenda e vislumbramos um novo mercado: o de cursos on-line. Em uma época em que se valoriza a inovação e a adaptação ao momento atual, passamos à disponibilizar um curso completo e totalmente on-line de toxina botulínica (botox).

Conseguimos assim, ao longo desses nove meses em que sofremos fortes perdas em todos os sentidos, manter a saúde financeira da nossa clínica odontológica, mantendo a equipe de trabalho e os nossos fornecedores. Aqui, sempre buscamos investir em tecnologia. Possuímos, por exemplo, um laboratório próprio para o desenvolvimento de facetas, lentes de contato, próteses e implantes. Isso nos possibilita agilidade na entrega e muito mais precisão no trabalho, algo que o paciente cada vez mais busca.

Ao longo desses meus 20 anos atuando como dentista, tornei-me também professor, empresário e gestor. Cerquei-me de excelentes profissionais, consultores e assessores. Aprendi que para ser um profissional da odontologia de sucesso não basta apenas ser um excelente dentista: é necessário ser um verdadeiro estrategista. Minha sugestão aos colegas que estão saindo de suas faculdades é que permaneçam sempre se especializando, sem deixar de lado a sua capacidade de gestor, tendo foco também no seu financeiro e no planejamento do seu negócio.

Dr. Marco Aurélio Corrêa
Cirurgião-dentista e sócio-proprietário do Instituto Novva

*Artigo publicado no caderno +Serra do Jornal Pioneiro de 14 de dezembro de 2020

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.