Como são os procedimentos odontológicos em pacientes com diabetes

Postado em

Pacientes diabéticos precisam de cuidados especiais no consultório odontológico. Os cuidados com estes pacientes envolvem informações sobre o controle da doença, uso de medicamentos, alimentação e a taxa de glicemia, pois o nível de glicose deve estar dentro do recomendado. Ainda é preciso observar escolha do anestésico, requisição de exames e orientações sobre as melhores técnicas de higiene bucal.

Diabéticos com a doença mal controlada correm o risco de ter mais complicações dentárias. Os problemas vão desde dificuldade na cicatrização, maior sangramento durante uma cirurgia, mau hálito, infecções por fungos e bactérias e surgimento de doenças periodontais, que podem causar a perda do dente.

Os portadores do diabetes correm o risco de ter vários problemas bucais, que diminuem a
qualidade de vida. Um exemplo: o diabetes mal controlado pode provocar redução da saliva, o que causa a elevação da temperatura da boca e cria um ambiente favorável à proliferação de bactérias, aumentando o risco de mau hálito, gengivite, infecções, cáries e sobrecarrega do sistema digestivo, entre outros problemas. Além disso, o paciente diabético pode apresentar complicações durante uma cirurgia e problemas ósseos na integração do implante, pois são mais propensos a ter hemorragias e dificuldades de cicatrização.

Os riscos, porém, não significam que o portador de diabetes não pode realizar nenhum procedimento odontológico, pois para aqueles que possuem a doença controlada e a glicose em dia, os tratamentos são idênticos aos de quem não têm a doença. O que colabora também é marcar as consultas, que devem ser preferencialmente curtas, no período da manhã e em momentos de menor estresse.

A orientação é que pacientes com diabetes façam visitas regulares ao dentista – no máximo, a cada seis meses – e mantenham uma boa higiene bucal, que é a melhor aliada dos diabéticos na prevenção de doenças bucais. Ainda, indica-se que diabéticos escovem os dentes pelo menos quatro vezes ao dia e a escova deve ser com cerdas macias e cabeça redonda.

 

 

 

Woman photo created by freepik – www.freepik.com

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.