• Odontologia e Harmonização Facial

Água com limão: é tudo isso que falam?

  • Home
  • Blog
  • Água com limão: é tudo isso que falam?
Água com limão: é tudo isso que falam? instituto novva

Água com limão: é tudo isso que falam?

Já faz tempo que a gente escuta o conselho: a primeira coisa para fazer após acordar é tomar um copo de água com limão. Em jejum, esse costume serviria como uma espécie de detox para o organismo, ajudando até no emagrecimento. Será que esses benefícios são verdade ou pura ilusão?

Quando o assunto é emagrecimento, pode esquecer. Sem uma alimentação adequada e atividades físicas, não é a água com limão que vai operar um milagre. Porém, como essa fruta tem poder adstringente, dissolvendo excessos de gordura, ela pode até contribuir para a perda de peso, desde que aliada ao que comentamos acima. O limão ainda ajuda na digestão, e até pré-digere alimentos densos como carboidratos complexos, proteínas e gorduras.

Também, colabora para que o organismo retenha sais minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, entre outros, e possui efeito antibacteriano, atuando como antibiótico natural.

Para preparar a bebida, esprema meio limão em um copo com três dedos de água, que pode ser morna se você preferir. Ela pode ser bebida diariamente, mas não exagere no consumo. O ideal é tomar em jejum (e esperar no mínimo 20 minutos para tomar o café da manhã) e uns 15 minutos antes do almoço, para auxiliar na digestão.

Mas como tudo tem seu lado ruim, tomar frequentemente água com limão pode causar desgaste nos dentes. Por isso, é importante manter sempre em dia os hábitos de higiene oral, com escovação e fio dental sempre a postos.