A saúde bucal na terceira idade

Postado em

Ficar de bem com o sorriso não é vantagem nem exclusividade de jovens. Porém, à medida que o tempo vai passando, é preciso tomar cuidados extras para manter a saúde bucal em dia. Nem é preciso mencionar que visitas periódicas ao dentista são essenciais, até porque para isso não tem idade: é durante a vida toda!

Os anos vão batendo a porta e os costumes vão mudando. Há um consumo maior de remédios, há cuidados a serem tomados com alimentação, com ingestão de açúcar, desgastes causados pelo avanço da idade ou por falta de zelo. Hábitos como cigarro, álcool ou café podem ampliar problemas.

Problemas comuns podem surgir, como retração gengival e problemas nas raízes dos dentes. Isso pode trazer sensibilidade dentária, tornando atos como mastigar algo frio ou comer coisas doces uma verdadeira tortura.

Entre as dicas para uma terceira idade com a saúde bucal nota 100, estão:

– Não tem essa de pular escovação dos dentes nem uso do fio dental. Todo santo dia, hein! E sem esquecer de finalizar dando aquela escovadinha básica na língua e no céu da boca.
– Se usa dentadura, as visitas ao dentista devem ser mais frequentes.
– Muito cuidado e atenção na hora de higienizar pontes, coroas, implantes e próteses.
– Doenças como diabetes, problemas cardíacos ou câncer podem influenciar a saúde bucal, então fique de olho nesses casos.
– Fique atento a machucados dentro da boca: podem ser sinal de que algo não está bem.
– Tome muita água: é comum o incômodo chamado de xerostomia, que nada mais é que você ficar com a boca seca. Sem a proteção e hidratação da saliva, o sorriso fica a perigo. Ela pode ser causada até pelo consumo de certos medicamentos. Então, tenha sempre uma garrafinha de água do lado pra salvar o dia.
– Cuide bem da sua gengiva. A qualquer sinal de inflamação, corra para seu dentista.
– Um aliado pode ser o enxaguante bucal. Ele complementa a limpeza da boca, principalmente em casos onde a pessoa pode ter alguma dificuldade motora na hora da escovação ou esteja acamada por algum motivo.
– Bateu a dificuldade na hora de escovar os dentes? Escova elétrica é a salvação!

 

 

 

 

Designed by Freepik

  • Compartilhar

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não ficará visível.